sexta-feira, 20 de março de 2009

Morato, como vamos?

Movimento pela cidadania moratense que se baseia nos três princípios fundamentais da democracia: transparência, participação e igualdade. Suas ações procuram articular sociedade civil e poder público na busca de soluções para os problemas de Francisco Morato, para que ela seja uma cidade melhor para todos.

1. TRANSPARÊNCIA: OLHO VIVO!

• Para que os governantes respeitem o princípio da transparência, acabando com a prevalência da cultura de corrupção e de má gestão dos recursos públicos.
• Para que a administração de recursos públicos seja feita de forma absolutamente séria e transparente: obrigação de prestações de contas / abertura e divulgação das contas para o controle social / pronta resposta aos pedidos de informações / afastamento e punição dos autores de desvios / valorização dos funcionários públicos que assumam o efetivo respeito a essas normas.
• Para que o prefeito jamais permita a existência de “fantasmas” na prefeitura.
• Para que prefeito e vereadores cumpram todas as promessas e compromissos de campanha eleitoral, através da conclusão de obras e programa de governo.
• Para que, no exercício de suas funções, prefeito e vereadores respeitem a população e os princípios democráticos dos cargos que ocupam, sem troca dos mesmos por votos e/ou aprovação de projetos que lhes sejam favoráveis.
• Para que os governantes mantenham a coerência entre discurso e prática.

2. PARTICIPAÇÃO: MÃOS A OBRA!

• Atuar a serviço da justiça, da promoção e da defesa dos direitos fundamentais individuais e sociais de toda pessoa humana - respeitada em sua diversidade e autonomia, e estimulada a agir numa perspectiva de co-responsabilidade solidária pela cidade.
• Promover palestras, debates e ciclos de estudos sobre o funcionamento da máquina pública; promover campanhas e ações educativas visando à melhoria da auto-estima dos moradores da cidade, a elevação da sua consciência de cidadania e a revalorização do espaço público.
• Organizar projetos sociais em ação conjunta com outros movimentos, grupos, instituições, associações, sabs, ongs e entidades da sociedade civil, empresas e cidadãos - todos interessados em participar do processo de construção de uma nova Francisco Morato.
• Mobilizar a população moratense para participar, reunir idéias e propor ações que possam contribuir para o desenvolvimento justo e sustentável da nossa cidade em áreas essenciais como Educação, Desenvolvimento, Urbanização, Meio Ambiente, Lazer, Cultura, Trabalho, Transporte, Moradia, Saúde, Segurança e Serviços.
• Estar aberto à participação de todas as pessoas, organizações sociais e empresas que estejam dispostas a contribuir para a realização de seus objetivos, mantendo autonomia em relação a partidos e crenças religiosas, não se vinculando a governos nem a representantes eleitos em qualquer dos seus níveis (nem deles receber recursos), bem como não apresentar ou apoiar candidatos a postos eletivos.
• Atuar para assegurar a legitimidade dos processos eleitorais e a elevação da qualidade das campanhas e dos eleitos para o Executivo e o Legislativo.

3. IGUALDADE: PARA TODOS!

• Por uma cidade justa e mais humana, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos mais desfavorecidos, efetivando uma melhor distribuição da renda e assegurando a todos o acesso a serviços públicos de qualidade.
• Por condições adequadas ao pleno desenvolvimento dos cidadãos, especialmente das crianças, jovens e adolescentes; pela geração de tranqüilidade e reconhecimento aos adultos e idosos que aqui constroem e vivem suas vidas.
• Por uma cidade saudável, respeitando seus ambientes e aperfeiçoando o controle sobre a poluição, concluindo os sistemas de esgoto, recolhendo e reciclando o lixo produzido, transformando os córregos e rios em vias verdes; ampliando as possibilidades da prática do esporte como forma de promover a saúde, o desenvolvimento e a socialização.
• Por uma cidade segura, menos violenta, em que todos os cidadãos possam habitar, trabalhar e circular sem medo, ao mesmo tempo em que sejam respeitados todos os direitos civis e humanos.
• Por uma cidade eficiente, em que cargas e pessoas possam circular mediante sistemas de trânsito e de transportes públicos justos, eficazes e mais humanos, adequados aos diferentes usuários e suas necessidades, e que forneça as estruturas necessárias à boa informação e comunicação entre todos os cidadãos.
• Por uma cidade democrática, onde a educação pública seja de qualidade para que todos possam ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento e a liberdade de expressão possa ser exercida por todos, por meio dos diversos sistemas, meios e instrumentos de comunicação tecnicamente disponíveis, de modo que se contribua para uma efetiva democracia participativa e direta.
• Por uma cidade solidária e aberta para o mundo, intensamente multicultural e educada para a convivência interpovos, valorizando a criatividade, o produto da inteligência, a sensibilidade e o trabalho de seus cidadãos, de suas organizações sociais e produtivas e de suas instituições públicas e privadas, com respeito à diversidade e à eqüidade.



18/3/09

3 comentários:

  1. Tivemos nossa primeira ação no dia 22/03/09, nela conversamos com a população que assistia aos desfiles civicos do 45º aniversário da cidade e tivemos otima receptividade por parte dos municipes.
    isidro1317@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Seria legal se fosse postado aqui, de um modo mais explicito como surgiu a ideia do "projeto", e como se deu essa primeira abordagem, o que se perguntou, o modo como as pessoas reagiram, que tipo de respostas foram dadas, e se o objetivo foi atingido.

    Sucesso

    Pr. Daniel Marcos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a iniciativa! Este ano realmente sopraram novos ares nesta cidade! Apesar de termos trocado o presente falacioso pelo passado descompromissado, houve a mudança!

    Agora é necessário que se faça atuar a cidadania, pois cidadania não é feita só de direitos mas, de deveres e de conquistas.

    A única ferramenta ao alcance da população é também a mais funcional, A FISCALIZAÇÃO. Se cada um de nós buscarmos cobrar o cumprimento dos projeto, a mudança acontecerá!

    Vamos parar de jogar nossos destinos nas mãos dos políticos.

    Prefeito, vice, presidente de câmara, vereadores são FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS que são escolhidos para trabalhar, com o objetivo de sanar as necessidades da população e não PARA CAUSAR NECESSIDADES À POPULAÇÃO EM BENEFICIO DE POUCOS!

    Enquanto tivermos a mentalidade antipolítica de eleger "colegas" em beneficio próprio e de tratar político com status ao qual eles NÃO merecem ter, continuaremos na mesma desigualdade social.

    ResponderExcluir